Calçado vegan made in Portugal

Ballūta. Decore este nome se procura uma marca de calçado vegan. A empresa é nacional e a sua missão é produzir sapatos, em Portugal, de forma sustentável, utilizando técnicas tradicionais e materiais ecológicos.

Fabricados em São João da Madeira, os sapatos da Ballūta são feitos à mão e utilizam tecidos orgânicos (produzidos na Europa, a partir da poliamida reciclada, sem solventes e que não tenham sido testados em animais) e metais sem níquel. Os saltos, por sua vez, são compostos por madeira e cortiça.

“O nosso compromisso é acompanhar sempre as inovações e incorporar novos materiais que possam superar a nossa selecção em termos de sustentabilidade, sem comprometer a qualidade e durabilidade dos nossos sapatos”, explica Catarina Pedroso, criadora da marca.

“Colour Fields” e “l-a-n-d” são as duas colecções de sapatos, sandálias, botas, botins e mules que estão ao dispor de todas as mulheres que, tal como a empresária, se comprometam com a sustentabilidade, respeitando animais, natureza e pessoas.

Mas a proveniência dos materiais não é preocupação única da marca. Catarina quer também promover o empreendedorismo feminino, estando, por isso, a ponderar desenvolver edições limitadas em parceria com algumas artistas nacionais.

Ballūta significa bolota, fruto do sobreiro, “que é para nós o exemplo perfeito de sustentabilidade”, daí que “foi a nossa primeira escolha de nome. Depois, apenas lhe demos um toque mais internacional, indo à origem do termo”, esclarece a fundadora e CEO. De facto, “a internacionalização é algo em que queremos apostar, pois o mercado de moda vegan é muito forte em países como a Alemanha, França e Inglaterra”, diz, lamentando, por outro lado, que “apenas 1% do calçado produzido em Portugal é vegan“.

Prova do seu sucesso é que a Ballūta foi uma das doze marcas escolhidas, entre centenas, para marcar presença no Emerging Designers, da MICAM, a maior feira de calçado do mundo que, este ano, se realiza em Milão, entre os dias 10 e 13 de Março e, num segundo evento, entre os dias 15 e 18 de Setembro.

34 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.