em ,

Champion processa Maxima Apparel Corp

A marca tem tido sucesso às custas da Champion

A empresa detentora da marca de streetwear Champion avançou com um processo contra a Maxima Apparel Corp, alegando que esta empresa se está a apropriar da sua propriedade intelectual, e a beneficiar da mesma. Passando a explicar: Maxima Apparel Corp possui uma marca denominada Hudson Outerwear, que aplica a estética do logotipo da Champion (e de outros tantos que tais) em frases ou palavras distintas, como “Gangster”, “Chapo” e “Stacks”. A Champion alega que esta marca possui um “modelo de negócio parasita” que se apoia em marcas de renome para ser bem-sucedida.

É claro que esta situação não é novidade, e tornou-se um síndrome comum, em particular no que toca a streetwear.Quando pensamos em Champion vêm à cabeça os fatos de treino tão uncool que usávamos há uns belos anos para o seu verdadeiro propósito: desporto.
Depois de esquecida durante algum tempo, a marca regressou dos mortos (reanimada pela Supreme que torna cool tudo aquilo em que toca e tornou-se sinónimo de streetwear dos fixes (muito graças ao seu encanto nostálgico e claro, o reinado da ugly fashion)). A verdade é a marca voltou a estar presente no scroll dos nossos ecrãs de smartphone, o que também pode ter as suas consequências negativas, nomeadamente porque fica vulnerável a paródias.

Mas será que isso não será bom sinal?

Uma apropriação e reinterpretação de uma marca deste género só funciona se a marca for suficientemente célebre e inconfundível. De certa maneira, a aplicação da estética da marca em diferentes contextos reforça a narrativa que esta transmite, dando-lhe diversidade e irreverência. Ainda que a Champion não beneficie dos lucros diretos destes produtos, será que não ganhava mais em jogar com a situação, ao invés de tentar contrariá-la? #ficaadica 😉

Qual a sua opinião?

1000 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Escrito por Sofia Craveiro

Fashion lover, branding maniac and a sushi addict.
Adoro estudar moda e compreender o seu impacto nas pessoas e sociedade. A minha meta é transmitir factos, sob a minha perspetiva, que te façam pensar e questionar o que está a acontecer e porquê no mundo da moda.
Espero que além de te fazer pensar, te faça passar um bom bocado :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Looks para trabalhar na primavera

Top 5 | Ténis Brancos