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Começou a correr? Saiba quais são os erros a evitar

São cada vez mais as pessoas que vêm a importância da prática de desporto para as suas vidas. A corrida é uma atividade muito benéfica, fácil de planear e não está dependente de ginásios. No entanto, é necessário ter uma preparação física e nutricional e ter também em conta o material utilizado. Confira alguns dos erros praticados por quem começa a correr e qual é a forma de corrigi-los.

1.Ignorar o estado de saúde: A maioria das pessoas começa a prática de exercício físico sem consultar previamente o médico. É importante que sejam realizados exames médicos como o electrocardiograma e a prova de esforço, para testar a capacidade cardiovascular e assim poder saber se tem as condições cardíacas necessárias para iniciar a prática de exercício físico.

2.Desconsiderar lesões: As lesões exigem descanso para haver uma recuperação melhor e mais rápida. Se houver uma lesão a corrida deve ser suspensa e tem de ser verificar a causa da dor, de forma a não agravá-la. 

3.Não alongar – Este é um dos erros mais comuns para quem começou a correr. A corrida é uma atividade repetitiva, o que pode levar a médio/longo prazo a descompensações musculares e eventuais surgimentos de lesões. A flexibilidade é importante para as pessoas que correm. Ao ter mais flexibilidade, estará mais apto a ter melhor força e resistência, e estará menos susceptível a lesões musculares. O alongamento deve ser realizado depois da corrida.

4.Querer fazer tudo de uma vez: O entusiasmo inicial leva muitas vezes a querer correr longas distâncias a grande velocidade. As palavras de ordem para ter um bom treino são: progressão, consistência e paciência. A velocidade e a distância devem aumentar progressivamente.

5.Ter maus hábitos de vida: Para que o exercício físico tenha efeitos benéficos na saúde deve ser acompanhado de alguns hábitos saudáveis. Anote o que deve evitar:

  • Não beber água suficiente
  • Descanso insuficiente – deve dormir pelo menos 8 horas.
  • Fumar
  • Ter maus hábitos alimentares – aposte numa alimentação rica em vegetais, frutas, gorduras saudáveis e baixa em gorduras saturadas e hidratos de carbono simples
  • Beber Álcool

6.Não usar calçado adequado: As sapatilhas com o passar do tempo perdem a capacidade de amortecimento e suporte, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de lesões. Deve-se trocar de sapatilhas com frequência e optar por calçado específico para corrida.

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