em

Guia das cacheadas: como cuidar?

A moda de cabelos cacheados no Brasil levantou inúmeras questões simples, como, por exemplo, qual a maneira correta de cuidar; de finalizar e de lavar… SIM! Parece estranho, mas é a mais pura verdade! De uma maneira geral, inúmeras meninas cresceram com os cabelos alisados ou com os cachos sempre presos, sem saber como fazer para mantê-los hidratados e bonitos, afinal, as diferenças de um cabelo encaracolado são inúmeras, começando pela necessidade e os cuidados dos fios, os quais nem sempre estamos acostumados.

O primeiro passo é conhecer o seu tipo de cabelo. Ao contrário da crença popular ‘não é tudo cabelo cacheado’, existem diferenças e muitas. Para melhorar o entendimento das cacheadas e também auxiliar na escolha dos produtos, foi criada uma nomenclatura, assim, você identifica de uma maneira mais fácil o seu tipo de cabelo.

TIPO 2 

É comum que as pessoas pensem que o cabelo tipo 2 é liso, porém, não é! Outros afirmam de maneira voraz que é encaracolado, mas também não é! Este tipo de cabelo forma uma onda no formato de ‘S’, que podem ser mais intensas ou suaves. É um cabelo liso na raiz, e com ondas do comprimento para as pontas.

  • 2A – Possuem ondulações leves, e por isso, muitas vezes são interpretados como cabelos lisos, porém, não se engane! As pontas deste tipo de fio  costumam ressecar, por isso, invista em um reparador de pontas ou em hidratações com óleos ou produtos com mais vitaminas nas pontas.
  • 2B – Este tipo de fio mantém a raiz lisa, porém, as ondulações estão por todo o comprimento, com uma visibilidade bem maior.
  • 2C – Já estes fios são caracterizados por fios grossos; com um volume maior e com ondas bem marcadas por toda a extensão do cabelo.

Cuidados específicos 

Para este tipo de frio, evite utilizar muito produto, que pode acabar pesando nos fios e acabando com a ‘forma’. Além disso, para valorizar as ondas, o corte em camadas pode ser uma boa. Já para definir as ondas, utilize gel e spray.

TIPO 3 

Cachos definidos, e com uma tendência ao ressecamento. Os fios são volumosos e densos e possuem uma oleosidade  natural na raiz, porém, é necessário hidratar e nutrir este tipo de cacho, para mantê-lo sedoso e brilhante.

  • 3A – Cachos grandes, soltos e espaçados em formato de espiral. A raiz é mais lisa, e por isso os cachos podem perder o volume.
  • 3B – Já os 3B forma cachos definidos, porém, ainda assim com alguns abertos e outros fechados e com uma raiz ondulada, em alguns casos.
  • 3C – Cachos definidos, fechados e grossos, além de serem bem próximos.

Cuidados específicos 

Aposte em cortes específicos, que podem dar mais volume e mais movimento aos cachos. Para as que gostam de definição, invista em uma fitagem e para as que gostam de volume, invista em um pente – garfo e ‘desgrude’ os fios da raiz com o cabelo seco.

TIPO 4 

Estes fios são crespos, com tendência a volume e com uma grande fragilidade. São cabelos mais secos, e por isso precisam de cuidados, como umectações e hidratações profundas. São fios com cachos bem fechados e finos.

  • 4A – Fios enrolados desde a raiz, que se desenrolam em cachos pequenos e apertados. Além disso, estes fios são volumosos, finos e extremamente sensíveis.
  • 4B –  Cachos pequenos, volumosos e frágeis, tanto que quebram com facilidade, por isso, devem ser penteados com muito cuidado.
  • 4C– Estes fios tem como característica o formato padrão ‘Z’, que podem formar cachos estreitos, que ficam bem juntinhos e podem encolher 75% de seu tamanho.

Cuidados específicos 

Para manter estes fios lindos e evitar o ressecamento, evite lavar muitas vezes na semana. Como a oleosidade natural do couro cabeludo demora para percorrer todos os fios, evitar uma lavagem frequente na semana em conjunto com o uso de óleos, aumenta o brilho dos fios.

Vale lembrar que esta nomenclatura não é uma hierarquização de melhor para pior, ou algo do tipo. Ela demonstra o aumento da curvatura e, além disso, cada cabelo é um, com inúmeras texturas e necessidades próprias.

Mas e agora… como cuidar? 

O primeiro passo para deixar seus cachos ainda mais lindos é lavar da maneira correta, já que mesmo que tenhamos aprendido de uma maneira só, conforme a textura, o tipo de lavagem muda. Como o cabelo cacheado não produz tanta oleosidade e a que produz demora para atingir o comprimento dos fios, o ideal é lavar somente duas ou três vezes por semana, para não retirar a oleosidade produzida. Além disso, é necessário utilizar óleos capilares ou reparador de pontas nas pontas e no comprimento para repor esta oleosidade.

Dê preferência a xampus e a condicionadores específicos, para cabelos secos e crespos, que possuem propriedades mais nutritivas e repõem as vitaminas que este tipo de cabelo precisa. Além das lavagens, pelo menos uma vez por semana realize uma hidratação. Aplique a máscara em mechas finas; deslize o creme várias vezes no mesmo tufo para ativar o produto. Repita o processo por todo o cabelo; deixe o produto agir por alguns minutos e enxágue.

A escolha do creme de pentear; do leave – in, da gelatina ou dos óleos na finalização dos cabelos também tem de ser bem pensada, já que elas vão moldar a maneira que você quer o seu cabelo, com mais volume ou mais definição. A escolha de leave-ins mais leves e uma menor aplicação do produto (além da utilização do pente) faz com que o cabelo fique mais volumoso; quanto mais creme ou produtos similares tiver, mais o seu cabelo ficará definido.

Além disso, algumas ‘técnicas’ fazem toda a diferença no resultado final.  Lavar o cabelo apenas com água morna; massagear o couro durante a lavagem; evite o uso de toalhas, e prefira sempre camisas de algodão, que impedem o frizz.  Uma outra dica boa, é evitar pentear o cabelo a seco, que podem contribuir com a queda; iniciar o desembarace pelas pontas; utilize finalizadores diários em abundância, tais como silicone, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses.

This post was created with our nice and easy submission form. Create your post!

Qual a sua opinião?

1000 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sweatshirts 4 Spring

Summer Trends | Tassel Earrings