em ,

Lima: o rio e a ponte

É no Norte do nosso país, na região do Minho, que se encontra a vila mais antiga de Portugal: Ponte de Lima. O nome tem origem na ponte, com traço romano e medieval, que une as duas margens do rio Lima.

Existem várias estátuas de soldados romanos no areal da margem esquerda que pretendem recriar a Lenda do Rio Lethes (esquecimento). Nas palavras de Almada Negreiros: 

Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse. Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o rio do Esquecimento.
 
Na margem direita do rio encontra-se a estátua que representa Decius Brutus, o general. 

Junto ao rio encontramos ainda a Alegoria às Feiras Novas (que são as festas do concelho de Ponte de Lima) e ao Folclore, do escultor Salvador Vieira:
Memórias do Campo, também do escultor Salvador Vieira:
 
Ponte de Lima é um lugar que convida a passear, atravessar a ponte a pé e apreciar a paisagem do Minho que serve de cenário perfeito para esta vila com uma personalidade tão particular.​

Qual a sua opinião?

1001 points
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Do Inverno para a Primavera, o que usar?

Youtubers a acompanhar