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O Yoga na Sua Vida

                Um momento zen no meio do caos

A rotina casa-trabalho, trabalho-casa parece-lhe familiar? Levar as crianças à escola numa correria, engolir o almoço, ficar horas a tentar escrever aquele trabalho que simplesmente não sai da maneira que quer?

A sociedade está num ritmo cada vez mais acelerado em que stress é o problema de todos os dias. Mas lembre-se que stress não é só um sentimento; é uma doença, e nunca vem só: depressão, ansiedade, hipertensão, ataque cardíaco, além de dores musculares e problemas do sono são algumas das consequências deste novo ritmo a que nos submetemos.

É importante no meio de toda esta correria tirar alguns minutos para ter um momento self-care, como quem diz cuidar de nós próprios. Cada indivíduo tem diferentes maneiras de relaxar e tratar de si, apenas tem de passar pelo processo de encontrar aquilo que mais se adequa a si e ao seu corpo.

Uma destas formas de relaxamento é o Yoga, uma prática que se pensa existir já desde o II século AC, na Índia, e que agora prolifera por todo o mundo.

Engana-se se imagina o yoga como algo aborrecido em que murmura Oohm para si durante alguns minutos, ou posições elaboradamente flexíveis: existem inúmeros diferentes estilos de yoga, sendo alguns dos mais conhecidos o Hatha, o Vinyasa, e o Ashtanga, e cada um tem as suas características, com mais ou menos ritmo, diferentes posições e também diferentes resultados.

Se não tiver por hábito praticar exercício diariamente, o yoga é um ótimo começo pois não necessita de equipamento caro nem de se deslocar até um ginásio ou estúdio. Há inúmeros vídeos no Youtube sobre iniciar este desporto (recomendo os canais Yoga With Adrienne, Yoga by Candace, ou, se quiser praticar com crianças, Cosmic Kids Yoga) e aptos para todas as idades, para grávidas, para indivíduos com problemas de costas ou joelhos, de certeza que existe uma rotina adequada para si. Se mais tarde sentir necessidade, pode sempre inscrever-se em aulas, onde terá um acompanhamento muito mais personalizado e poderá interagir com outras pessoas que também procuram melhorar o seu estilo de vida, dando-lhe uma nova motivação.

                

        E porquê praticar yoga?

  • Diminui o stress: ao tirar um momento para realmente conectar o seu corpo com a sua mente, estar presente no momento e sentir cada respiração e movimento do seu corpo, cria um momento de paz interior que ajuda a dissipar os problemas do dia a dia. Também baixa os seus níveis de ansiedade e diminui a irritabilidade, promovendo uma melhor relação com os outros, e claro, consigo mesmo.
  • Ajuda no desenvolvimento físico: se passa a maior parte do seu tempo sentado, praticar yoga vai ajudar a relaxar os músculos do seu corpo depois de um longo dia, além de aumentar a sua flexibilidade. Também irá aumentar a sua resistência física e vitalidade para enfrentar o dia a dia.
  • Ajuda a emagrecer: como todos os exercícios, o yoga queima calorias e, como diminui os seus níveis de stress e ansiedade, leva a que tenha menos vontade de procurar conforto na comida.
  • Melhora a postura e articulações: com cada sessão de yoga vai sentir-se mais consciente do seu corpo e perceber quando está com uma postura desleixada, e irá levar as suas articulações ao máximo de movimento.

Pode começar com pequenas sessões de 15 ou 30 minutos, experimente os diferentes estilos de yoga que existem, e veja qual melhor se adapta a si e ao seu lifestyle. Não desanime se no início não conseguir praticar todas as poses perfeitamente ou se não conseguir relaxar a cem porcento: é tudo uma questão de treino, tanto físico como mental. Mais tarde, o seu corpo irá agradecer-lhe e ansiar pelo seu pequeno momento zen.

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Escrito por Cátia Lourenço

Criada neste país à beira mar mas com vontade de correr o mundo e escrever o que vou vendo por aí.
Tenho o bichinho de escrever sobre decoração, boa comida, viagens, e lifestyle.

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