“Purl”, a nova curta-metragem da Pixar

A Pixar estreou uma nova curta-metragem, com a qual aquece os motores para o próximo Dia da Mulher. Chama-se Purl e é protagonizada por um novelo de lã cor-de-rosa, para abordar a dificuldade da mulher no que toca a encaixar-se num entorno laboral composto maioritariamente por homens.

Após ser completamente ignorada no seu primeiro dia num escritório no qual não há mais ninguém como ela, sendo que o resto são homens de fato preto, Purl entra em desespero. Não encontra forma de ganhar o respeito dos seus chefes e colegas de trabalho, a não ser, assemelhando-se a eles.

Purl adota uma atitude mais agressiva, cínica e egoísta. A tática vai funcionando ao longo do tempo, e, acaba por se tornar em mais uma. Ainda assim, quando aparece outro novelo no escritório, Purl vê-se obrigada a pisá-la para manter o seu estatuto, tendo-se apercebido que não é assim que ela é, nem quer ser.

Na sua oportunidade para mudar o rumo da cultura da empresa aproveita para mostrar-nos como seria um entorno de trabalho igualitário, respeitoso e inclusivo.

Para além de uma metáfora sobre o teto de cristal da ascensão laboral das mulheres, a curta-metragem é o primeiro trabalho do projeto SparkShots da Pixar, dedicado a descobrir novos talentos. Escrito por Kristen Lester, e baseado nas suas próprias experiências no mundo da animação. É, além disso, a primeira curta-metragem da produtora que se estreia de forma gratuita.

O que acharam? Partilhem a vossa opinião nos comentários!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.